Um veículo que dispensa a presença do motorista. Essa é a mais nova invenção do Google, que está testando carros que usam um software de inteligência artificial para dirigir, reproduzindo, assim, decisões humanas e percebendo a proximidade com objetos.
O projeto de carro automático foi concebido por Sebastian Thrun, 43 anos, que trabalha no Google, criou o Street View e é diretor do laboratório de inteligência artificial da Universidade de Standford.
Durante a atual fase de testes, os carros estão sendo monitorados por dois funcionários da empresa: um que toma a direção em casos de emergências e outro que fica no banco de passageiros controlando o software.
Seis carros Prius, da Toyota, e um Audi TT fazem parte do projeto e estão circulando pelas ruas de Los Angeles e São Francisco, na Califórnia. No total, foram percorridos até agora mais de 1,6 mil quilômetros sem intervenção humana e 220 mil quilômetros com intervenção moderada.
Além das reações dos motoristas-robôs serem mais rápidas do que a dos humanos, eles têm visão de 360 graus e podem ser programados com diferentes modalidades de direção - desde a mais cautelosa, até a agressiva.
A tecnologia está prevista para chegar ao mercado daqui a, pelo menos, oito anos.
Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário