Fala Pedidos

Google
Pesquisa personalizada

Fala Como Baixar

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Em um ano, Google adquiriu 12 empresas

As aquisições estão jogando um papel importante na estratégia de expansão para novos setores de tecnologia do Google.

De empresas de software antivírus até o YouTube e a Doubleclick (as duas maiores compras), o Google adquiriu empresas, nos últimos 12 meses, que reduzem a diferença de seus produtos para o pacote de aplicações Office, da Microsoft.

A commpanhia também está investindo em empresas de publicidade online, como mostra a aquisição da Doubleclick, que forçou a Microsoft a gastar 6 bilhões de dólares para adquiru a aQuantive.

Onde será que o Google vai parar? Com todas essas aquisições, o líder em busca na web fica ainda mais poderoso? Qual a sua opinião?

Veja quais foram as principais compras do Google nos últimos 12 meses.

Aquisição pendente

Abril de 2007: O Google concorda em comprar a empresa de propaganda online DoubleClick por 3,1 bilhões de dólares. A Microsoft, que não conseguiu comprar a empresa, entrou com um pedido para que reguladores federais impedissem a aquisição, alegando que prejudicaria a competição entre anunciantes da web. A Federal Trade Commission acaba de iniciar uma investigação antitrust no acordo entre Google e DoubleClick.

Aquisições finalizadas

1 de Junho de 2007: Aquisição do FeedBurner, um provedor de serviços de anúncios e publicidade para blogs e gerenciamento de feeds de RSS. A tecnologia do FeedBurner vai complementar a rede de anúncios e publicidade em web do Google, segundo a empresa.

30 de maio de 2007: Compra da Panoramio, um site de compartilhamento de fotos que conecta imagens a localização geográfica exata onde elas foram tiradas, permitindo que os usuários vejam as fotografias no Google Earth. A expectativa é que o acordo integre o conteúdo do Panoramio e a tecnologia de mapeamento do Google.

29 de maio de 2007: O Google compra a GreenBorder Technologies, um fabricante de software antivírus. A GreenBorder popularizou sua tecnologia com promessas de impedir a execução de códigos maliciosos nas máquinas. A aquisição ajudaria o Google a fortalecer a proteção contra malwares em suas aplicações da web. “A GreenBorder possui grande conhecimento no domínio de segurança que pode fornecer benefícios ao Google, seus usuários e anunciantes”, declarou um porta-voz da empresa.

Abril de 2007: A empresa compra a Tonic Systems, que cria tecnologias para apresentações e conversão de documentos. A aquisição é parte da estratégia do Google em divisão de apresentações e capacidades de colaboração para a Google Docs & Spreadsheets, competidor do Microsoft Office.

Abril de 2007: Google adquire a Marratech, empresa sueca de software para videoconferência. Os planos da empresa são em usar o software para seus funcionários. O Google ainda não anunciou planos para comercializar a tecnologia de videoconferência.

Março de 2007: O gigante de buscas compra a Adscape Media, uma companhia de São Francisco especializada em propagandas eletrônicas. O acordo de 23 milhões de dólares veio menos de um ano depois que a Microsoft comprou a empresa de publicidade de vídeo game Massive por 200 milhões de dólares, movimento que foi visto como esforço da Microsoft de encorajar o Google a entrar na área de publicidade.

Março de 2007: Google compra a Trendalyzer, software que gera gráficos dinâmicos para reproduzir fatos, balanços e estatísticas de maneira que o usuário final possa entender.

Dezembro de 2006: Por 28 milhões de dólares, o Google compra parte da Endoxon, uma empresa de tecnologia de mapeamento localizada na Suíça, em um movimento para reforçar o Google Earth e o Google Maps.

Outubro de 2006: Google compra o YouTube por uma transação de armazenamento de 1,65 bilhão de dólares. Em seguida, a empresa reforçou seu mecanismo de busca de vídeos com o conteúdo do YouTube para integrar os dois sites. Por consequência, o Google sofreu um processo de 1 bilhão de dólares da Viacom, que alega que o YouTube colabora com a violação de direitos autorais.

Outubro de 2006: Google compra a JotSpot, desenvolvedora de tecnologia wiki para colaboração por páginas na internet. As novas inscrições no JotSpot pararam depois da aquisição, e os clientes ainda estavam esperando para ouvir quais eram os planos do Google para o serviço, que sofreu problemas de desempenho e disponibilidade depois de adquirido.

Agosto de 2006: Google compra a Neven Vision, companhia norte-americana especializada na busca móvel de fotos. O acordo foi feito para aumentar a performance do Picasa, que auxilia usuários a compartilhar e editar imagens, e localizar e organizar fotos em seus computadores. A tecnologia Neven Vision obtém informação de fotos, assim como sobre se ela contém imagens de pessoas

Nenhum comentário: