Fala Pedidos

Google
Pesquisa personalizada

Fala Como Baixar

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Você deseja ser comprado pela Google?

Você deseja ser comprado pela Google?

Zenter Wayne e Roby Walker são mais dois exemplos de jovens empreendedores que desejavam desesperadamente ter sua idéia comprada por empresas como a Google, Microsoft ou Yahoo!. Crosby e Walker conseguiram, seus desejos foram realizados e sua idéia foi comprada pela gigante de Moutain View.

Um pouco menos de seis meses atrás Crosby deixou sua esposa grávida em Phoenix e junto com Walker foram tentar a sorte no Vale do Silício. Alugaram um pequeno apartamento e começaram a escreves milhares de linhas de código dia após dia. Depois de alguns meses sua idéia começou a se tornar realidade e seu aplicativo de apresentações on-line, estilo Power Point, começou a ganhar vida.

Mas como a dupla atraiu a atenção da maior empresa da web? A seguir descrevo algumas estratégias adotadas por Zenter Wayne e Roby Walker que atraíram a atenção e ajudaram a dupla a conquistar seu merecido espaço no cobiçado time da Google.

Não foque em ser comprado: Esse jogo é parecido com o de uma mulher que deseja desesperadamente casar. Sem dúvida existe o desejo de ser comprado por uma grande empresa, mas em 99% das vezes que você pensa somente em casar ou ser comprador, isso não acontece. Segundo Paul Graham um dos fundadores da Y Combinatory – escola especializada em startups – o caminho para ser comprado rapidamente é não focar nisso, a aquisição de uma empresa por outra é uma conseqüência de muito trabalho e um bom produto por isso o foco deve estar concentrado na empresa e no produto, não na possível aquisição.

Mantenha o foco no usuário: Esse é um dos quesitos mais importantes que deve ser sempre lembrado pelos empreendedores. “Todas as startups que focam na concorrência e se esquecem do usuário não sobrevivem. O usuário deve desejar seu produto, caso contrário eles podem matar a empresa”, analisa Graham.

Ignore as limitações, encare os problemas de um ângulo diferente: Não é suficiente desenvolver uma aplicação web derivada de algum software off-line – como o Word ou Power Point. Zenter buscou desenvolver uma aplicação que pudesse apresentar slideshows aproveitando todas as vantagens disponíveis na internet, como a possibilidade de criar apresentações comunitárias e oferecer a funcionalidade de “drag and drop” de elementos encontrados na web para dentro da apresentação. “Todo sistema ou plataforma têm as suas limitações. Algumas pessoas deixam de criar funcionalidades justificando na incapacidade do browser em executar determinados comandos.”, comentou Crosby no seu primeiro dia na Google. “Nós especificamos o que gostaríamos de desenvolver para depois buscar um caminho que ultrapassasse as limitações”.

Não tenha medo de encarar os gigantes: Grandes empresas como a Google, Yahoo e Microsoft certamente têm mais força de trabalho e recursos financeiros que uma startup, mas essas empresas também apresentam desvantagens. “Muitas vezes essas grandes empresas não se sacrificam, como dois rapazes dormindo ao relento, para desenvolver seus produtos da melhor forma possível”, disse Graham. Temos bons exemplos para ilustrar essa tese, a Google comprou o Youtube que é um aplicativo superior ao Google Videos, o eBay comprou o PayPal, porque é muito mais conhecido e tem uma credibilidade muito maior que o Billpoint. Grandes empresas também possuem restrições das quais uma startup não precisa se preocupar. “A Microsoft precisa pensar sobre aplicativos baseados na web que não depreciem o Windows. Empresas como a Zenter não precisam se preocupar em atingir o Windows. Tudo que pensamos é desenvolver a melhor aplicação possível.”, conclui Graham.

Muita atenção aos detalhes: Quando seu produto está 80% concluído, significa que ainda existem mais 80% para ser feito. “Para desenvolver algo realmente bom é necessário ter muita concentração aos detalhes. Isso o destacará da concorrência. Você pode ter o melhor algoritmo do mundo e o melhor processamento, mas se o usuário não obtiver uma experiência completa e agradável não adianta nada.”, conclui Crosby.

Case com uma mulher realmente compreensiva: A esposa de Crosby estava grávida de quarto meses quando seu marido foi se juntar com o pessoal da escola Y Combinator, em Mountain View. “Ela foi extremamente paciente, sabia que era um processo longo, mas sempre confiou em mim e no Robby, isso me deu mais força para trabalhar duro.”, analisa Crosby.

Nenhum comentário: