As aquisições estão jogando um papel importante na estratégia de expansão para novos setores de tecnologia do Google.
De empresas de software antivírus até o YouTube e a Doubleclick (as duas maiores compras), o Google adquiriu empresas, nos últimos 12 meses, que reduzem a diferença de seus produtos para o pacote de aplicações Office, da Microsoft.
A commpanhia também está investindo em empresas de publicidade online, como mostra a aquisição da Doubleclick, que forçou a Microsoft a gastar 6 bilhões de dólares para adquiru a aQuantive.
Onde será que o Google vai parar? Com todas essas aquisições, o líder em busca na web fica ainda mais poderoso? Qual a sua opinião?
Veja quais foram as principais compras do Google nos últimos 12 meses.
Aquisição pendente
Abril de 2007: O Google concorda em comprar a empresa de propaganda online DoubleClick por 3,1 bilhões de dólares. A Microsoft, que não conseguiu comprar a empresa, entrou com um pedido para que reguladores federais impedissem a aquisição, alegando que prejudicaria a competição entre anunciantes da web. A Federal Trade Commission acaba de iniciar uma investigação antitrust no acordo entre Google e DoubleClick.
Aquisições finalizadas
1 de Junho de 2007: Aquisição do FeedBurner, um provedor de serviços de anúncios e publicidade para blogs e gerenciamento de feeds de RSS. A tecnologia do FeedBurner vai complementar a rede de anúncios e publicidade em web do Google, segundo a empresa.
30 de maio de 2007: Compra da Panoramio, um site de compartilhamento de fotos que conecta imagens a localização geográfica exata onde elas foram tiradas, permitindo que os usuários vejam as fotografias no Google Earth. A expectativa é que o acordo integre o conteúdo do Panoramio e a tecnologia de mapeamento do Google.
29 de maio de 2007: O Google compra a GreenBorder Technologies, um fabricante de software antivírus. A GreenBorder popularizou sua tecnologia com promessas de impedir a execução de códigos maliciosos nas máquinas. A aquisição ajudaria o Google a fortalecer a proteção contra malwares em suas aplicações da web. “A GreenBorder possui grande conhecimento no domínio de segurança que pode fornecer benefícios ao Google, seus usuários e anunciantes”, declarou um porta-voz da empresa.
Abril de 2007: A empresa compra a Tonic Systems, que cria tecnologias para apresentações e conversão de documentos. A aquisição é parte da estratégia do Google em divisão de apresentações e capacidades de colaboração para a Google Docs & Spreadsheets, competidor do Microsoft Office.
Abril de 2007: Google adquire a Marratech, empresa sueca de software para videoconferência. Os planos da empresa são em usar o software para seus funcionários. O Google ainda não anunciou planos para comercializar a tecnologia de videoconferência.
Março de 2007: O gigante de buscas compra a Adscape Media, uma companhia de São Francisco especializada em propagandas eletrônicas. O acordo de 23 milhões de dólares veio menos de um ano depois que a Microsoft comprou a empresa de publicidade de vídeo game Massive por 200 milhões de dólares, movimento que foi visto como esforço da Microsoft de encorajar o Google a entrar na área de publicidade.
Março de 2007: Google compra a Trendalyzer, software que gera gráficos dinâmicos para reproduzir fatos, balanços e estatísticas de maneira que o usuário final possa entender.
Dezembro de 2006: Por 28 milhões de dólares, o Google compra parte da Endoxon, uma empresa de tecnologia de mapeamento localizada na Suíça, em um movimento para reforçar o Google Earth e o Google Maps.
Outubro de 2006: Google compra o YouTube por uma transação de armazenamento de 1,65 bilhão de dólares. Em seguida, a empresa reforçou seu mecanismo de busca de vídeos com o conteúdo do YouTube para integrar os dois sites. Por consequência, o Google sofreu um processo de 1 bilhão de dólares da Viacom, que alega que o YouTube colabora com a violação de direitos autorais.
Outubro de 2006: Google compra a JotSpot, desenvolvedora de tecnologia wiki para colaboração por páginas na internet. As novas inscrições no JotSpot pararam depois da aquisição, e os clientes ainda estavam esperando para ouvir quais eram os planos do Google para o serviço, que sofreu problemas de desempenho e disponibilidade depois de adquirido.
Agosto de 2006: Google compra a Neven Vision, companhia norte-americana especializada na busca móvel de fotos. O acordo foi feito para aumentar a performance do Picasa, que auxilia usuários a compartilhar e editar imagens, e localizar e organizar fotos em seus computadores. A tecnologia Neven Vision obtém informação de fotos, assim como sobre se ela contém imagens de pessoas
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário